Rádio Moçambique: “Livro “Obrigado Madiba” do moçambicano Abílio Soeiro à venda em Lisboa”

Nas últimas semanas começou a ser vendido em Lisboa, a capital portuguesa, por ocasião de uma importante convenção de uma instituição benemérita, o livro “Obrigado Madiba” da autoria do moçambicano Abílio Soeiro.

Trata-se de um livro autobiográfrico, onde as vivências de Nelson Mandela em Moçambique ocupam um lugar de destaque. Na realidade, foi aqui que se forjou a amizade entre Madiba e o autor.

Abílio Soeiro nasceu na então Lourenço Marques e passou a infância em Cabo Delgado, no norte do pais, tendo depois regressado ao sul de Moçambique onde desenvolveu a sua vida profissional e onde iniciou, há quase 25 anos, a sua actividade empresarial.

“Causa-me algum pesar saber que o livro está a ser divulgado numa altura em que o estado de saúde de Madiba é crítico, mas ao mesmo tempo considero ser um dever meu levar a bom termo este projecto, uma vez que a vontade de Madiba sempre foi que este livro se tornasse uma realidade. O ano passado tive a satisfação de lhe entregar em mão a primeira cópia impressa,” revelou Abílio Soeiro.

A cerimónia oficial de apresentação de “Obrigado Madiba” em Maputo está prevista para o próximo dia 25 de Julho. Uma substancial percentagem das vendas do livro destina-se a apoiar projectos de beneficiência social, como o do Hospital para Crianças da Fundação Nelson Mandela, e ainda terminar com a poliomielite, um projecto do Rotary Internacional com o apoio da Fundação Bill Gates.

O antigo Presidente sul-africano, hospitalizado desde 08 de Junho, em Pretória, está sob assistência respiratória, confirmou à AFP Napilisi Mandela, um chefe do clã do ex-Presidente que veio da sua região natal do Transkei, no sul do país, para o visitar em Pretória.

“Sim, ele está a respirar com a ajuda de máquinas”, especificou Napilisi Mandela, depois de o visitar, acrescentando: “Ele está mal, mas o que podemos fazer?”.

Semana finda, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, confirmou que o seu antecessor continuava “em estado crítico” e cancelou uma visita a Moçambique, na quinta-feira, anunciou a Presidência da África do Sul.

http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=10341:livro-obrigado-madiba-do-mocambicano-abilio-soeiro-a-venda-em-lisboa&catid=77:artigos&Itemid=368