O País: “Livro “Obrigado Madiba” da autoria de um moçambicano à venda em Lisboa”

Nas últimas semanas co­meçou a ser vendido em Lisboa, a capital portuguesa, por ocasião de uma importante convenção de uma instituição benemérita, o livro “Obrigado Madiba”, da autoria do moçambicano Abílio Soeiro.

Trata-se, segundo AIM, de um livro autobiográfico, onde as vivências de Nelson Mandela em Moçambique ocupam um lugar de destaque. Na realida­de, foi aqui que se forjou a ami­zade entre Madiba e o autor. Abílio Soeiro nasceu na então Lourenço Marques e passou a in­fância em Cabo Delgado, no norte do país, tendo depois regressado ao sul de Moçambique, onde de­senvolveu a sua vida profissional e onde iniciou, há quase 25 anos, a sua actividade empresarial.

“Causa-me algum pesar saber que o livro está a ser divulgado numa altura em que o estado de saúde de Madiba é crítico, mas ao mesmo tempo considero ser um dever meu levar a bom termo este projecto, uma vez que a vontade de Madiba sem­pre foi que este livro se tornasse uma realidade. No ano passado tive a satisfação de lhe entre­gar em mão a primeira cópia impressa”, revelou Abílio Soeiro.

A cerimónia oficial de apresen­tação de “Obrigado Madiba”. em Maputo está prevista para o próximo dia 25 de Julho. Uma substancial percentagem das vendas do livro destina-se a apoiar projectos de beneficên­cia social, como o do Hospital para Crianças da Fundação Nel­son Mandela, e ainda terminar com a poliomielite, um projecto do Rotary Internacional com o apoio da Fundação Bill Gates.

http://www.opais.co.mz/index.php/cultura/82-cultura/25976-livro-obrigado-madiba-da-autoria-de-um-mocambicano-a-venda-em-lisboa.html